O processo de elaboração e de desenvolvimento dos conteúdos curriculares da Educação Básica no Ensino Fundamental I baseia-se na Lei n. 9.394/1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação; nos Parâmetros Curriculares Nacionais.
Para atender a esta proposta de ensinar, aprender e avaliar são apresentados textos e atividades (situações-problema e pequenos experimentos) que, à medida que se fizer necessário, são aprofundados através de textos de fundamentação, citações de leis e documentos que merecem igual importância.
As atividades intercaladas aos textos convidam o aluno a descrever nos espaços abertos nas apostilas, ou em seus cadernos, as experiências vivenciadas no dia a dia ou adquiridas no decorrer da abordagem do conteúdo específico a cada etapa escolar.
As atividades visam desenvolver competências por meio de instrumentos pedagógicos diversos, os quais são introduzidos passo a passo: dramatizações, entrevistas, pesquisas bibliográficas, construção de maquetes e protótipos, trabalho de campo, confecção de gráficos ou tabelas, experimentos simples, análise de imagens, organização de murais. Esses recursos são desenvolvidos de maneira individual ou em grupo, promovendo a socialização.
CONTEÚDOS TRABALHADOS:
- Artes;
- Ciências;
- Educação Física;
- Filosofia;
- Geografia;
- História;
- Inglês (com carga horária ampliada);
- Língua Portuguesa;
- Literatura;
- Matemática;
- Natureza e Sociedade (1º Ano/09);
- Oficinas de Teatro;
- Oficinas Socioemocionais;
- Robótica – Oficinas Maker.